domingo, 11 de julho de 2010

Panta rei

Heráclito de Éfeso, filósofo que viveu no período de 540-475 a. C. dizia que tudo passa. A expressão grega Panta Rei surge da noção de que tudo é móvel, transitório, passageiro, parte do princípio de que tudo é movimento, e que nada pode permanecer estático.

Heráclito usava como metáfora pisar num rio, onde nunca se consegue pisar na mesma porção de água duas vezes, pois o rio mudou já que sempre é outra água que corre pelo seu leito.


A vida é repleta de "Panta Rei". Mudamos de idéia, mudamos de sonhos, mudamos de casa, mudamos de pele, cabelo e unhas. Nosso corpo está em constante transformação... Enfim, nunca atravessamos o mesmo rio duas vezes, mesmo que desejemos isso.

Panta rei demonstra a lei universal onde a única certeza estável é a certeza de que tudo vai mudar! Enfim, tudo passa!
Coisas boas e coisas ruins, medo e coragem, força e fraqueza, ser gordo ou magro, sozinho ou acompanhado, carreira ou a falta dela, ter dinheiro ou não ter dinheiro... Tudo muda!

As coisas mudam independente da sua vontade, obrigando-o a fazer uma escolha: adaptar-se ou sofrer com as mudanças.

Para ajudá-lo nesta escolha recorro a Charles Darwin pai da teoria da evolução que disse que não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças.
Em suma, mudar é preciso...
**************************************************************
Recebi esse slide de um grande amigo e achei injusto ficar só comigo ou apenas com a minha lista de amigos de e-mail...
É simplesmente lindo, profundo e sobretudo uma grande verdade!

Dá só uma olhadinha:

Nenhum comentário: